O Facebook tem 2,13 bilhões de usuários no mundo todo; no Brasil, são mais de 100 milhões de usuários ativos mensais na Rede. É um grande canal de mídia para negócios de todos os portes.
No entanto, um planejamento para as redes sociais não é algo simples de se fazer, requer dedicação e profissionais capacitados. A estratégia certa pode trazer resultados incríveis para uma marca, assim como uma estratégia mal planejada pode ter o efeito contrário. E é aí que uma boa gestão de respostas, comentários e relatórios periódicos deve ser inserida com o auxílio de profissionais capacitados. É deles a responsabilidade de indicar o melhor caminho para os clientes, inclusive na gestão de crises das mídias digitais.
Muitos empresários chegam até a Imagine Go com as mesmas dúvidas: "Tenho uma página no Facebook, mas não sei o que fazer, pois ela está estagnada e não gera mais o engajamento esperado!". Às vezes, há uma falsa sensação de que a Rede Social é algo simples, que "todo mundo pode fazer", e algumas marcas acreditam que basta começar a postar para que os clientes comecem a cair do céu. Mas não é bem assim...
Então, sempre acabo fazendo as mesmas perguntas para todos: "Qual é o público que você deseja atingir e qual é o teu objetivo da página?"
Sempre reforço, também, que é preciso ter em mente que as pessoas não estão no Facebook para comprar produtos ou serviços, então vamos socializar!
Como posso engajar o meu público com o perfil profissional?
Esse é o ponto mais importante da sua estratégia: conhecer o perfil da pessoa que compraria o seu produto ou serviço. Além dos dados demográficos, é fundamental conhecer o comportamento do seu público-alvo: quais locais ele frequenta?; O que ele gosta de ler?; Quem exerce influência sobre ele?; Quais sites ele acessa?; Quais páginas ele curtiu no Facebook?
A partir deste ponto é que você irá começar a criar uma estratégia para falar de forma adequada com o seu público. Porém, lembre-se: ninguém gosta de marcas que se vangloriam ou falam somente de si próprias. Marcas são "personas", precisam atrair o público com simpatia, interesse, reciprocidade, atenção e inovação! Sempre se pergunte o que o seu público quer ler e não apenas o que você quer mostrar.
E então, qual o meu objetivo final?
Ok, já estudamos o nosso público e entendemos o seu perfil. Mas e agora? Qual é o próximo passo? Cada empresa tem uma maneira de tratar e conduzir o seu cliente, e a página do Facebook deve estar adequadamente alinhada com a forma que a empresa se comunica.
Aqui na Imagine Go, nós temos clientes com página no Facebook com objetivos diferentes e estratégias diversas.
Por exemplo, uma página do Facebook de uma empresa tem o objetivo que os clientes enviem mensagens de interesse. Outro cliente tem como propósito gerar tráfego para o site, pois no site tem informações completas sobre a empresa. A linguagem, o design, as cores e os muitos outros detalhes precisam ser cuidadosamente pensados para o público com o qual se quer falar.
Com o objetivo definido, fica mais fácil planejar, medir os resultados e conseguir atingir os melhores resultados para a marca de sua empresa.
Abraço e até a próxima!
Douglas Carvalho Profissional de Marketing
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